Habilidade de Solucionar Problemas

Alexandre Euro - Escritório de Contabilidade em Lucas do Rio Verde - MT - Euro do Brasil

Um PROBLEMA é uma percepção de uma pessoa sobre algo, situação, circunstância, indivíduo ou questão pelo qual ele não encontra uma SOLUÇÃO. O que a pessoa está enxergando é considerado por ela algo complexo, utópico ou difícil, e portando ela considera-o um problema.
Posicionei o problema como PERCEPÇÃO e questão ENXERGADA pelo indivíduo, pois em uma mesma situação, pessoas diferentes enxergarão problemas diferentes ou oportunidades diferentes. Portanto, a relevância da resolução do problema não está nele, e sim na forma que as pessoas enxergam o que está acontecendo.
O mercado de trabalho exige habilidades de relacionamento interpessoal e inteligência emocional nas qualificações dos profissionais, e uma das características do trabalhador do futuro é a solução de problemas. A Tecnologia da Informação (TIC) e a Inteligência Artificial (IA) substituem a mão de obra operacional do Ser-Humano, e ele PRECISA DESENVOLVER-SE nas áreas que a máquina não consegue solucionar.
Neste artigo falaremos sobre duas habilidades solucionadoras de conflitos, a primeira é entender que todas as EXPECTATIVAS serão confrontadas com uma realidade, e o estado de felicidade do indivíduo está relacionado ao resultado desta vontade projetada. Para facilitar, vou exemplificar em números, em que uma pessoa receba 30 salários-mínimos, mas tem expectativas de ganhar 40 salários, ao se deparar com a realidade, ela estará frustrada, com um problema/conflito nas mãos, pois sente que falta 10 salários-mínimos para ela ser feliz.
Para resolver esse conflito devemos trabalhar as expectativas, primeiro entendendo que a realidade que você se encontra é melhor do que muitas outras possíveis, trazendo pontos de gratidão para a realidade atual. O segundo passo é aumentar a linha temporal das expectativas, pois o que não aconteceu hoje, poderá ser alcançado em 02 ou 05 anos. Reforçando o exemplo acima, posso aumentar minha remuneração em mais dez salários-mínimos nos próximos 02 anos.
A segunda habilidade é entender a origem dos problemas, e saber como ele foi gerado, dividindo os atuais conflitos em etapas que levaram a acontecer os conflitos. É como fatiar o problema em pequenas questões que serão resolvidas passo a passo.
Para exemplificar falaremos sobre a empresa do Senhor João, que está enfrentando problemas com falta de dinheiro. Para entender as origens deste conflito, devemos conhecer as estratégias de compra e venda de mercadoria, a quantidade de recursos investidos no estoque, a qualificação técnica e estado motivacional da equipe, identificar se o produto tem boa aceitação no mercado, identificar a maturidade do produto, analisar se os fornecedores estão entregando preço justo e qualidade, se o senhor João está mantendo bons relacionamentos com seus clientes, se ele consegue agregar valor e solucionar necessidades entre outras questões.
Portanto o problema da falta de disponibilidade de dinheiro na empresa não pode ser resolvido apenas colocando mais dinheiro, pois a origem do problema não é o dinheiro, e sim o modelo de negócio oferecido pelo Sr. João.
Para aprimorar sua habilidade de solucionar problemas, invista em conhecer as origens causadoras do conflito, e após fatiá-las em etapas, resolva-as uma de cada vez.

Alexandre Cony
Consultor de Gestão Empresarial

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Quem ocupa cargos de liderança, ou pretende alcançar esse objetivo…
Cresta Posts Box by CP