Nos dias atuais muitas vezes 24 horas não são suficientes para a realização das tarefas do dia. E se seu dia tivesse 30 horas, você realmente conseguiria fazer tudo ou essa é apenas uma desculpa para definir o seu limite do seu voo?
A verdade é que temos tempo suficiente para cumprir nossa rotina, o que pode estar faltando é o controle que temos do nosso tempo, ou melhor, a maneira como o administramos.
É aquela história: duas horas podem ser o suficiente para escrever um relatório, mas podem ser pouco tempo para dar conta de todas as abas abertas no computador. O que vai decidir é, entre outras coisas, o foco que se dá a cada atividade sendo realizada.
Falando do ambiente corporativo, sabemos que hoje em dia precisamos dar conta das nossas atividades de rotina juntamente com aquelas que vão surgindo inesperadamente, é possível organizar e planejar sua rotina, inclusive levando em consideração o inesperado.
O que é gestão de tempo?
Segundo o Site SBCoaching (2019) “A Gestão do tempo pode ser definida como o processo de organizar e planejar a divisão do tempo entre as atividades específicas que você precisa executar durante o dia, a semana, o mês, etc. O grande trunfo da gestão do tempo é que, quando bem feita, ela permite que você trabalhe de maneira inteligente e faça mais em menos tempo, mesmo quando o prazo está apertado ou você trabalha sob pressão.”
Qual a importância da gestão do tempo?
Segundo o Site SBCoaching (2019) “A gestão inadequada do tempo chega ao ponto de prejudicar não apenas a produtividade, mas também a saúde, causando estresse, mau humor, perda de sono e outros males.
Esses efeitos negativos ajudam a provar a importância de se colocar em prática bons hábitos de gestão do tempo. Eles podem ajudar na organização e conclusão das tarefas de forma ágil e com qualidade.”
8 Dicas para gerenciar o Tempo
1 – Faça seu Planejamento (Defina sua Rotina);
2 – Evite Retrabalho (Faça Bem Feito);
3 – Evidencie Suas Tarefas através de Check-List;
4 – Faça Anotações Diárias (Lembretes);
5 – Defina Prioridades (Grau de Urgência);
6 – Saiba Delegar Atividades; (Não se Sobrecarregue);
7 – Otimize Suas Tarefas;
8 – Separar Vida Pessoal da Profissional;
Alessandra Cavalli
Supervisora Administrativa