Semanalmente cada parceiro(a), seguindo um cronograma escreve sobre um assunto relacionado a economia, direito, administração e contabilidade.
Nessa semana decidimos inovar, trazendo para escrever a Srta. Ana Julia Marchiori Chagas, filha de Mauro e Derlise, que sob supervisão e coautoria da Sra. Derlise Marchiori escreve sobre a importância da educação econômica na infância.
Segundo Ana Júlia a importância de sabermos lidar com o dinheiro desde criança nos traz inúmeros benefícios, dentre eles, e o que ela considera mais importante é a liberdade de poder comprar as coisas que deseja com seu próprio dinheiro.
Para isso ela pratica atitudes simples no dia-a-dia, como pesquisa de preço quando quer comprar algo, criação de produtos para venda (como slime, tie-day, pulseira, cadernos decorados…) que vendia para os colegas e amigos para juntar dinheiro.
Outra atitude que ela pratica, é nas datas especiais ao invés de presentes pedir aos avos, padrinhos, tios e tias que lhe deem o dinheiro, ainda, o famoso “porquinho” é o que ela considera mais eficiente, porque vai depositando o dinheiro ao longo dos dias do ano e já chegou poupar mais de R$1.700,00 no período de 1 ano, e com esse dinheiro ela separa um montante para comprar as coisas que deseja e a outra parte para adquirir os produtos para revender.
Ela considera que economia financeira deveria ser algo ensinado nas escolas, porque ajuda as crianças a criarem maturidade, experiência e serem eficientes com o dinheiro afinal, é para a vida toda, e só assim podem ser independentes e responsáveis.
O crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade dependem também de educar financeiramente os cidadãos, ensiná-los a controlar seus recursos e respeitar seu orçamento. Contudo, mais do que instruir sobre como administrar seus bens, a Educação Financeira promove uma mudança de comportamento e de velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro, especialmente o de gastar menos do que ganha.
Ana Julia Marchiori Chagas – Autora
Filha – Empreendedora infantil
Derlise Marchiori – Coautora
Mãe – Advogada