A estratégia de inovação é o conjunto de ações internas que fomentam a criação de soluções que tragam para a empresa a renovação no segmento atual, novos produtos e/ou novos mercados.
Segundo Fernando Taliberti a inovação estratégica está diretamente ligada ao risco, muitas empresas ainda não estão preparadas para gerenciá-la de maneira consistente e lucrativa. Inovar para criar vantagem competitiva é a grande demanda das empresas de hoje.
A opção do uso de estratégias inovadoras bem como seu detalhamento devem constar no planejamento estratégico, A coragem da gestão estratégica em optar por não fazer mais do mesmo é uma decisão Top-Down (O Top-Down é um método que visa a arquitetura da gestão que começa por uma abordagem geral e desce até níveis específicos). A alta administração precisa se comprometer com a escolha para que ela se desenvolva e fortaleça por todas as esferas da corporação.
Dentre os tipos de inovação estratégica encontram-se os principais objetos de inovação:
- Oferta;
- Relacionamento;
- Marca;
- Clientes;
- Plataforma;
- Experiência do consumidor;
- Captura de valor;
- Organização;
- Cadeia de fornecimento;
- Presença.
A competição acirrada resultou em produtos e estratégias cada vez mais parecidas, em que uma empresa tenta copiar o sucesso da outra e acaba por coibir o desenvolvimento de ambas. Isso porque ao tornar todas as opções similares elas se tornam menos interessantes para o consumidor que acaba optando pelo menor preço, posição sempre desfavorável às marcas que se beneficiam mais ao trabalhar a proposta de valor e quantidade.
A organização deve implementar em sua cultura empresarial encorajamento e criatividade na criação de soluções inovadoras para a mesma, e também é necessário a implementação de verbas, testes e desenvolvimentos necessários ao processo de inovação, porém o processo de inovação de estratégias tem um alto índice de insucesso, porém caso a inovação seja viável ela pode trazer bons resultados.
Alessandra Cavalli
Supervisora Administrativa