No meio empresarial todo e qualquer negócio se depara com momentos que são crucias ao longo de sua jornada. Será destacado nesse artigo 04 momentos que são importantes e comuns em todos os setores, superar cada um deles dá ao empresário (a) a chance de avançar para o próximo nível e para novos desafios. Onde deve-se concentrar mais energia e ter maior foco, talvez aí seja a grande sacada de se ter negócio que gere os resultados que o “dono” espera.
Fase 01 é a sobrevivência e confirmação: fase inicial de muitas aprovações e o foco é ter caixa, gerar resultados iniciais, basicamente “fazer” para pagar as contas. Ultrapassar esse momento empresarial tira o empreendedor do terrível percentual de mortalidade dos anos iniciais das empresas.
Fase 02 é o momento em que está preocupado em fazer escala e pra isso precisa de mais pessoas para o seu time, o foco é formar equipe e se desenvolver como liderança. Porém os desafios da fase anterior continuam existindo e tem que ficar atento.
Fase 03 é a fase da organização e processos, nessa etapa ter tudo na sua cabeça já não o faz ter os resultados que precisa é hora de avançar ainda mais na gestão, nos indicadores e no planejamento. Tirar a “dono dependência”, fortalecer ainda mais a liderança, delegar, ter processos e cuidar muita da cultura interna. Agora ou o empresário (a) avança de vez ou terá resultados medianos ou senão o próprio descontrole total do negócio. Foco no que realmente precisa focar e ter apoio interno ou externo em processos que não domina.
Fase 04 é a etapa de descentralização, esse é o ponto alto do seu negócio, sua empresa já está sendo referência em processos, resultados e já é possível escalar mais ainda ou manter-se com foco na excelência de gestão. Os processos já estão rodando bem, consegue-se tomar decisões baseando em indicadores, a equipe está seguindo o processo e normas internas e o mercado já te reconhece como um negócio que realmente tem soluções para suas necessidades.
Dominar basicamente essas fases e principalmente ter processos definidos, pessoas com as competências mínimas nos setores certos e a liderança do empresário (a) assertiva, gera consequentemente resultados extraordinários para o seu negócio.
Gilson Morais
Cofundador da Euro Gestão de Pessoas e Consultor de Gestão Empresarial – CRA MT – 20-08644 – @eurogestaodepessoas