A importância do departamento fiscal na apuração de impostos

Pati - Escritório de Contabilidade em Lucas do Rio Verde - MT - Euro do Brasil

Quando falamos sobre as obrigações legais que as empresas brasileiras devem cumprir para continuar operando, a autuação fiscal é uma das principais preocupações das empresas brasileiras. Devido à alta complexidade da tributação, existem diversos tipos de tributos que merecem atenção constante dos empresários. Um processo de cálculo de impostos eficiente garante que a organização cumpra todas as suas obrigações para com a autoridade fiscal sem encontrar grandes problemas. Por outro lado, alguns problemas podem surgir no processo: erros de cálculo, interpretação de padrões, atrasos ou publicação incorreta de diretrizes. Quando isso acontece, a empresa deve lidar com multas e juros impostos pelo governo.
O que é apuração de impostos?
A apuração de impostos é um processo que vai muito além da emissão de guias para cobrar impostos estaduais e federais. Antes disso, é preciso escolher o melhor regime tributário, estudar as legislações que afetam a empresa, determinar as obrigações que devem ser seguidas, calcular os impostos e outros procedimentos rotineiros. Portanto, podemos conceituar a apuração de tributos como um procedimento rotineiro para a correta cobrança de todos os tributos devidos à organização. Esta é uma das atividades mais importantes desempenhadas pela área fiscal da organização. Um processo de apuração de impostos eficiente ajuda a evitar uma série de situações que prejudicam a empresa como o pagamento indevido de tributos, multas e juros.
Como evitar erros na apuração de impostos:
O objetivo de qualquer gerente tributário é minimizar erros nas apurações de impostos. Dessa forma, a empresa pode realizar as atividades com mais segurança e reduzir os custos tributários. A seguir temos algumas dicas que podem ajudar sua empresa:
Realize um planejamento tributário – Definir o melhor sistema tributário para sua organização é o primeiro passo para evitar erros na apuração de impostos. Faça uma análise criteriosa das melhores opções para minimizar custos e promover o cumprimento de todas as obrigações.
Crie um calendário fiscal – Considerando todas as complexidades tributárias do Brasil, o melhor é criar um calendário que contenha todas as obrigações de sua empresa ao longo do ano. Dessa forma, você pode garantir que nenhum imposto seja ignorado.
Explore os benefícios da tecnologia – Em vez de realizar cálculos manuais, busque o auxílio de soluções digitais que automatizam o processo, aumentando a produtividade e reduzindo a chance de erros.

Patricia Hohensee – Assistente Fiscal

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tenho visitado muitos empresários de todos os portes e segmentos,…
Cresta Posts Box by CP