Employer branding e employee experience: entenda a diferença dos termos

Juliana - Escritório de Contabilidade em Lucas do Rio Verde - MT - Euro do Brasil

A empresa que se preocupa em reter seus talentos e a preservar o capital humano certamente debate temas como employer branding e employee experience. Porem, pela similaridade de ambas as estratégias e o modo como elas atuam na realidade das organizações, e comum que isso gere alguma confusão sobre a diferença entre os conceitos. De forma simplificada, o employer branding vai cuidar da imagem da empresa como marca empregadora. Já o employee experience se trata de vivencia da pessoa na organização ¡X desde o seu processo de contratação ate o momento em que e desligado do negocio. Neste conteúdo, eu explico um pouco mais sobre ambos os termos e como aplica-los na realidade da empresa. Continue a leitura e saiba mais! O que e o employer branding? Employer branding e a reputação da empresa no mercado. Trata-se de um conjunto de ações que a empresa adota que contribuirá para atrair e reter talentos, além contribuir para que profissionais a enxerguem como uma boa empresa para se trabalhar. Porem, praticas de employer branding devem ser implementadas por etapas, uma vez que elas são mais complexas. O ideal e que a equipe pense em ciclos curtos para a definição das estratégias, além de projetar resultados a longo prazo. Para isso, o uso das OKRs se destaca. Imagine só que o objetivo a longo prazo da área de RH (podemos definir como a visão de um ano), e o de reduzir a taxa de turnover e conquistar talentos no processo de recrutamento e seleção. Nesse cenário, ciclos de três meses podem ser trabalhados para conquistar esse resultado. A estrutura do primeiro ciclo poderia ser da seguinte forma: „h estruturar a área de employer branding e contratar profissionais que tenham essa função em especifico; „h administrar o relacionamento com as pessoas da empresa, contribuindo para que as politicas e a cultura seja propagada e vivenciada internamente; „h definição dos principais valores que deseja reforçar ao longo do ano, por meio de projetos e praticas internas. A partir disso, a equipe tem a oportunidade de constantemente trazer ações mais voltadas para a realidade da empresa e para as necessidades identificadas pelas pessoas ¡X e uma boa maneira de identificar quais são os principais focos de investimento e por meio de uma pesquisa de clima organizacional, cujo objetivo e oferecer um diagnostico sobre a percepção das pessoas em relação as politicas, praticas e processos. Entenda como construir o employer branding da empresa Para construir o employer branding da empresa, existe a necessidade de se preocupar em duas etapas importantes: construir uma imagem forte no mercado e promover o que a empresa faz para que esse objetivo seja atingido. Entre as tendências que podem ser adotadas no dia a dia do negocio, destacamos: „h investimento em diversidade e inclusão; „h promover praticas de reconhecimento; „h apostar no plano de desenvolvimento individual e estimular que as lideranças acompanhem esse processo junto aos seus liderados e lideradas;
„h promover politicas de qualidade de vida no trabalho e bem-estar; „h oferecer remuneração que seja competitiva com o mercado; entre outras. „h O que e employee experience? Já o employee experience e a soma das percepções e sentimentos que as pessoas da empresa vivenciam em suas interações, desde o primeiro contato, no processo de recrutamento e seleção, ate o processo de desligamento. Quando há uma preocupação com a experiência da pessoa nos mais diversos processos da empresa, consequentemente há mais oportunidades para criar um vinculo forte entre a organização e o colaborador. Como diferenciais que poderão ser usufruídos pelo negocio, destacamos: „h melhorias para o clima organizacional; „h maior engajamento das pessoas de um time; „h maior produtividade da equipe; „h retenção dos principais talentos do negocio; „h atração de talentos reconhecidos no mercado; „h redução de custos com contratações e demissões. Para que todos esses diferenciais possam ser conquistados pela organização, e preciso pensar em todos os estágios que um colaborador passa no dia a dia do negocio. Atração, recrutamento e seleção Deve haver a preocupação com a cultura organizacional da empresa em diferentes estágios da vivencia do colaborador, a começar pelo recrutamento. Já na divulgação da vaga, abra um espaço para dizer um pouco mais sobre os valores do negocio, sobre o que a organização espera de um candidato, entre outras informações relevantes. Além disso, estimule que a equipe de R&S peca feedbacks das pessoas que participam do processo. Somente assim existe a possibilidade de aperfeiçoar pontos que precisam de melhorias e de potencializar aqueles que trazem bons resultados. Dia a dia da pessoa na empresa Grande parte das estratégias adotadas serão no dia a dia da empresa. Principalmente em períodos de trabalho remoto, e essencial que haja uma preocupação com a relação do profissional com a organização, de manter as relações sociais entre as equipes e de promover um ambiente de crescimento. Quebrar a rotina da pessoa esta entre as praticas que podem ser adotadas, uma vez que vai demonstrar cuidado e preocupação com o profissional. Pequenas ações podem gerar um impacto positivo para o seu time, contribuindo para o comprometimento das pessoas no trabalho. Além disso, não deixe de reconhecer as qualidades das pessoas de sua empresa e elogiar sempre que alguém obter alguma conquista. De acordo com Sam Walton, fundador da Wal Mart, ¡§manter tanta gente motivada a fazer o seu melhor envolve uma serie de programas e sistemas que desenvolvemos no Wal-Mart ao longo dos anos, mas nenhum deles funcionaria sem uma coisa muito simples que junta tudo: reconhecimento.¡¨ Por fim, e importante conhecer as pessoas de sua empresa. Também por meio de pesquisas, o negocio tem a oportunidade de identificar quais são os times com uma melhor percepção, quais são aqueles que podem ter melhorias e também identificar as causas que levam alguns times a reforçarem a ideia de que praticas e processos podem ser aperfeiçoados.
Saída Praticas de employee experience não se limitam apenas no período em que o colaborador esta presente na empresa. Seja uma saída voluntaria, seja uma saída involuntária, faca uma entrevista de desligamento e busque os feedbacks daquela pessoa em relação as politicas organizacionais. Aposte, ainda, na pratica de outplacement, principalmente quando a decisão da demissão partir da própria organização. Dessa forma, a gestão vai cultivar um bom relacionamento, além de auxiliar no processo de recolocação no mercado. Neste conteúdo, você pode entender qual e a diferença existente entre employer branding e employee experience, os benefícios de investir em cada uma delas e como e possível apostar nessas estratégias. Independentemente da ação adotada no negocio, e importante que a empresa tenha um bom planejamento, além de analisar continuamente os resultados, identificando qual e o impacto que isso trouxe para a organização.

Juliana Mundel Especialista em Gestão de Pessoas

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