O empoderamento das equipes é uma das estratégias de maximização de resultados, para que os objetivos traçados sejam alcançados com maior sucesso, entregando para os colaboradores a capacidade de solução de conflitos e tomadas de decisões coerentes com a realidade do negócio.
Há duas mudanças fundamentais no mercado de trabalho que impactam diretamente na necessidade de implantação dessa estratégia, a primeira é a migração significativa das gerações na mão de obra e a segunda é a forte entrada das tecnologias nos ambientes de negócio.
O perfil dos colaboradores mudou radicalmente com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, que passou a receber pessoas conectadas com os propósitos das equipes e com a sua possibilidade de contribuir para o alcance dos resultados, porém desconectadas da carreira de trabalho. Diferente das gerações anteriores, que buscavam estabilidade e perenidade na mesma organização.
Para facilitar essa conexão social, as instituições devem encontrar um sentido comum entre as pessoas, que seja complementar aos objetivos de lucratividade e rentabilidade dos negócios.
O segundo impacto nas mudanças são as tecnologias, que modificaram a forma de operacionalizar os negócios. Internamente, as empresas precisam ser mais ágeis e mais conectadas, externamente, no relacionamento com o cliente, precisam ser inovadores e prepararem-se para o omnichannel (múltiplos canais).
Essas mudanças serão permanentes no universo empresarial, exigindo comportamentos diferentes dos empreendedores, que precisam decentralizar as decisões e empoderar mais suas equipes, para atender essas demandas/exigências do mercado.
O primeiro passo para implantação da estratégia de empoderamento é a criação de políticas, normas e possibilidades do negócio, formando a integridade de gestão. O segundo passo é criar propósitos sociais para o negócio, que engajem os colaboradores em busca de resultados fomentadores do desenvolvimento de uma determinada região, ou grupo social.
Alexandre Cavalcanti
Consultor em Gestão Empresarial